Diabete em cão e gato

Diabetes em cães e gatos

Diabetes é uma enfermidade caracterizada por um distúrbio no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, causado por uma deficiência absoluta ou relativa de um hormônio denominado insulina,que é produzida pelo pâncreas, cuja função é fazer com que os açucares metabolizados após a ingestão alimentar sejam absorvidos e utilizados pelo organismo na forma de energia.

A deficiência de insulina prejudica a capacidade de tecidos (especialmente musculatura, tecido adiposo (gorduras) e fígado) de usar carboidratos, gorduras e proteínas. O prejuízo no uso de glicose e outros mecanismos que através de reações bioquímicas (gliconeogênese), ocorrendo de forma contínua, causam hiperglicemia ( aumento excessivo de glicose no sangue), fazendo com que ocorra um aumento na ingestão de água (polidipsia), e consequentemente aumento na eliminação de liquidos através da urina (poliúria).

A hiperglicemia também leva a “polifagia” (consumo compulsivo de alimentos).Não havendo a absorção de glicose sanguinea, pela deficiência de insulina, o organismo lança mão da utilização de energias de outras fontes, onde músculos e gorduras são utilizados, levando a um emagrecimento progressivo.

Quanto à predileção racial em cães, os Poodles, Dachshunds, Schnauzers Miniaturas e Beagles, podem correr um risco mais alto que outras raças; já quanto aos felinos, nenhuma predileção.

Quanto à predileção de gênero, as fêmeas são mais predispostas que os machos, em cães e em gatos, a ocorrência é maior em machos.

Quanto à ocorrência em cães a idade média é 8 anos (4 – 14 anos) e nos felinos, entre 8-13 anos.

Estão entre as principais causas de ocorrência, a obesidade e as pancreatites (inflamação do pâncreas), órgão responsável pela produção de insulina.

Os sinais clínicos na fase inicial da doença, são polidipsia, poliúria, polifagia e perda de peso; já os sinais posteriores são anorexia (falta de apetite), letargia, depressão e vômitos. Em felinos, é freqüente a ocorrência de um definhamento da musculatura dorsal, além de uma oleosidade e caspa na pelagem.

A catarata também é um dos achados em diabetes em cães, embora seja pouco comum.

Os proprietários devem levantar suspeitas observando se seus animais estão ingerindo liquidos em quantidades muito maiores que as habituais, se também estão urinando excessivamente ,se estão comendo exageradamente, ou se apresentam emagrecimento e sinais de catarata.

Para se comprovar o diagnóstico, deverão ser realizados  exames laboratoriais complementares que incluem: exame de urina e exame de sangue com dosagem de glicose (glicemia), enzimas hepáticas e colesterol total. 

Após a confirmação diagnóstica, o médico veterinário deverá instituir o tratamento, bem como um constante monitoramento do quadro clinico através do controle periódico dos exames.

MV. Mussi A. de Lacerda
Médico Veterinário
CRMVSP 3065
Arca de Noé Hospital Veterinário